PIRAMIDE FINANCEIRA OU SISTEMA PONZI

Entendendo o golpe das Pirâmides Financeiras

Quando se trabalha na internet buscando uma renda extra on-line devemos estar atentos para os golpes que existem neste segmento. Ao se buscar aumentar a renda na internet, podemos se não estivermos atentos, cair nos golpes facilmente.

Pirâmides financeiras são esquemas fraudulentos que visam arrecadar dinheiro através um fluxo aparentemente sustentável e supostamente “sem fim”, cujo segredo do golpe esta no fato de quem entra no esquema tem que recrutar os novos participantes para entrarem no golpe.

Basicamente o objetivo de cada nova vítima é:

  • Entregar determinado valor em dinheiro para os golpistas;
  • Conseguir novos participantes (vítimas) para que entrem no esquema através do pagamento de determinado valor.

piramide-financeira

Veja o gráfico abaixo e entenda porque o sistema acaba sendo insustentável e uma hora acaba quebrando:

1
10
100
1.000
10.000
100.000
1.000.000
10.000.000
100.000.000
1.000.000.000

Dá para perceber que uma hora ninguém mais vai entrar no esquema. É evidente que o risco se torna cada vez maior na medida em que mais pessoas vão entrando no golpe, já que a cada dia vai se tornando mais difícil conseguir recrutar novas pessoas para o esquema.

Porque as Piramides Crescem?

Os esquemas tipo pirâmides funcionam porque os golpistas contam com as pessoas gananciosas. A ganância tem efeitos incríveis sobre o raciocínio e a capacidade de pensar do “homem”.

Relatos históricos indicam que esses golpes conhecido como Pirâmides Financeiras, ou Sistema Ponzi já ocorriam com algumas pequenas diferenças desde o início do século XVII. No caso do esquema do Ponzi teve sua origem devido a um homem ítalo-americano chamado de , chamado Charles Ponzi, que foi responsabilizado pelo maior golpe financeiro na década de 1920, nos Estados Unidos.

Os esquemas de pirâmides sempre caminham para o prejuízo da maioria dos investidores que acabam perdendo todo o seu dinheiro investido.

Como identificar uma Pirâmide Financeira

 Promessas “milagrosas” aos investidores (vítimas) de grandes ganhos de juros ou lucros  num curto espaço de tempo.

  • Geralmente o golpe é tem como alvo pessoas que não são financeiramente esclarecidas e são gananciosas e não medem os riscos.
  • O grande “X” da questão do golpe é que não existe um produto final a ser consumido, ou quando existe, o produto é vendido a um valor muito maior do que o preço normal de mercado.
  • A venda de produtos quando existe, sempre é algo secundário, porque o mais importante é recrutar ou trazer novas pessoas para o esquema que vão fazer o dinheiro se “movimentar” de mão em mão.
  • Não há garantias com base nas leis Leis do Trabalho e muito menos o pagamento de Impostos.
  • Geralmente os participantes acabam “pagando para trabalhar”.

golpe-da-piramides

Fique alerta

1) Analise e evite  propostas que ofereçam comissões em troca do recrutamento de novas pessoas. Cuidado se você for ganha dinheiro para trazer novas pessoas em vez de vender alguma coisa.

2) Muito cuidado com esquemas que pedem para você pagar “pequenas taxas de entrada” ou “custos de material” ou coisas semelhantes.

3) Redobrando sua atenção em caso de propostas que prometem lucros elevados e rápidos ou produtos e serviços “milagrosos”.
4) Sempre pesquise cada proposta buscando informações junto aos órgãos competentes de cada caso.

Pirâmides disfarçadas

Atualmente ainda existem os esquemas de pirâmide totalmente escancarados, ou seja, sem disfarces, e ai me perdoem o uso do termo, mas neste caso só cai quem é “burro”.

Porém temos que estar atentos, pois estes esquemas fraudulentos podem estar disfarçados como sistemas de “Marketing Multi Nível” (MMN) ou “Marketing de Rede”. Geralmente nestes casos o pretenso “produto” que esta sendo vendido pelo sistema de MMN, dificilmente terá um valor próximo da realidade e nunca será o verdadeiro e principal foco do negócio.

Geralmente os esquemas de tipo Ponzi tem a capacidade de se sustentar por mais tempo sem necessidade de manter um grande crescimento em número de participantes. Já os sistemas de pirâmides tendem a ficar insustentáveis e acabarem num período de tempo relativamente mais curto, devido a sua dependência de altas e constantes taxas de crescimento para continuarem ativos.
Nos esquemas piramidais clássicos cada participante se beneficia diretamente (na forma de comissões ou outras) dos recursos obtidos por aqueles que recrutou.

O esquema, em síntese, baseia-se na promessa do pagamento de altos juros (até 50% ao mês) e em um esquema de cooptação de novos “investidores” por parte dos existentes.

Na realidade o fluxo de novos investidores é necessário para pagar os juros prometidos aos investidores anteriores e, em algum momento, quando este fluxo de novos investidores não for mais suficiente, o sistema todo desmorona e todos perdem tudo.

RESUMO

Resumindo, não existe dinheiro fácil. É possível sim você ganhar dinheiro na internet trabalhando e de forma honesta, afinal de contas esta é a proposta deste blog, dar dicas de como pode-se ter uma renda extra na internetCai fora de propostas do tipo:  ganhe dinheiro fácil, crie um site e fique rico, ganhe facilmente R$ 10.000,00 por mês, etc.

Abraço a todos.

Veja Como  Faturei R$ 68.216,11 em 36 meses usando o Youtube.

irineudsf

Irineu Fernandes é Empreendedor Digital há mais de 02 anos. É proprietário do Site BlogdoIrineu.com.br. Acredita que o Empreendedorismo pode transformar a vida das pessoas. Quer ajudar as pessoas a se motivarem e a enxergarem novas oportunidades de vida.

Website: http://blogdoirineu.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *