Breve estudo sobre o Dízimo no Novo Testamento

Ao tratarmos do dízimo no Novo Testamento, muitos cristãos têm o entendimento que o antigo testamento foi abolido quando Cristo Jesus morreu na Cruz por cada um de nós.  

 Porém quando se trata de se argumentar sobre o dízimo temos um grande problema a resolver, pois muitos líderes religiosos insistem em trazer textos do Antigo testamento para se poder justificar a devolução dos dízimos na atualidade.

 Neste artigo vamos dar uma passada rápida no antigo testamento e nos ater mais ao novo testamento para verificar o que de fato ele nos traz a cerca do assunto dízimo.

O Dízimo ao longo da Bíblia.

Quando se trata de pedir dízimo para a igreja e buscando-se dar um respaldo bíblico, geralmente os líderes religiosos, quase que de forma unânimes se lembram logo de cara do livro de Malaquias, em especial no seu capítulo 3, versículos 8, 9 e 10.

Porém se esquecem de trazer o contexto do livro, especialmente sobre a questão de a quem é direcionada a mensagem do profeta Malaquias, porém não vamos entrar a fundo neste assunto que será objeto de um artigo específico sobre o dízimo narrado em Malaquias.  

Ainda se tratando do Antigo testamento também o dízimo é citado na história de Abraão (Gênesis 14:20) e também o voto de  Jacó (Gênesis 28:20-22), que também trataremos a parte, visto o assunto aqui ser o Dizimo no novo testamento.

O Duelo entre o Novo Testamento e o Velho Testamento para se pedir o Dízimo

Ainda que os Pastores e outros líderes não assumam, acaba ocorrendo um duelo entre o Antigo testamento e o novo, onde quem quer justificar a obrigatoriedade do dízimo no Novo Testamento.

Ficam como que numa contradição, pois os defensores desta doutrina trazem textos do antigo testamento para justificar para as ovelhas que todos têm que dizimar porque o dízimo esta na bíblia.

Porém não sabem explicar de forma a não deixar dúvida sobre a vinda de Cristo, onde entramos na nova aliança porque a velha não conseguiu seu objetivo, ou seja, o homem por si só não conseguiria alcançar a justificação diante de Deus. Vamos a seguir tratar do dízimo no Novo Testamento.

O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO E JESUS

Podemos afirmar que o tema dízimo no novo testamento praticamente quase que não é citado. É no mínimo curioso que um assunto que a maioria das igrejas, principalmente as evangélicas que defendem com unhas e dentes a devolução do dízimo, não encontram no Novo testamento a fartura de textos sobre o tema como vemos no Antigo Testamento.

 De forma bem resumida e também se respeitando as traduções e as versões diferentes podemos falar que a palavra “dízimo” é citado aproximadamente 9 vezes, mas em apenas 3 livros sendo o evangelho de Mateus 23:23, o evangelho de Lucas no Cap. 11:42 e cap. 18:12 e por fim em Hebreus Cap. 7. Em algumas dessas situações é o próprio Jesus quem cita o assunto, vamos ver a seguir o que ele Jesus falou sobre o tema.

JESUS CRISTO E O DÍZIMO

Podemos afirmar sem medo de errar que o texto bíblico mais citado no novo testamento quando se quer dar um aval para o dízimo e principalmente usando o nome de Jesus, é o texto de Mateus 23:23.

Vamos ao texto:

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” Mateus 23:23.

JESUS TERIA APROVADO O DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO?

Devemos lembrar algumas coisas importantes que os líderes acabam não ensinando. Jesus era Judeu e nasceu debaixo da lei (leia Gálatas 4:4) e neste texto ele esta falando aos Judeus (escribas e fariseus).

Eles (escribas e fariseus e não nós) não estavam cumprindo a lei de Moises por completo (esta palavra não era dirigida aos cristãos, mas aos Judeus). É por isso que Jesus cobra o dízimo deles, e nem tinha como ser diferente disso, pois o próprio Jesus tinha que cumprir a lei, pois somente com sua morte o véu se rasga e entramos na nova aliança com Cristo.

O DÍZIMO DOS JUDEUS É COLOCADO EM SEGUNDO PLANO POR JESUS

Os líderes também não lembram que no texto de Mateus, Jesus colocou o dízimo em segundo plano, pois observe: “e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé”. Eu gravei um vídeo explicando bem esta passagem bíblica de Mateus, quem tiver interesse em ver o vídeo clique no link abaixo.

Vídeo do youtube: Dizimo novo testamento. Será que Jesus aprovou o dízimo no novo testamento. Veja e confira.