Motivação para Estudar para Concurso
Todas as pessoas que já tentaram ou estão tentando prestar algum concurso público, sabem que a rotina de estudos e metas a serem compridas é bastante estressante.
As expectativas para a próxima prova sempre dão a esperança que a vida, dessa vez, vai mudar, pois você irá passar nos testes. No entanto, quando isso não acontece a desmotivação toma conta dos seus sentimentos e fica difícil recomeçar.
Diante disso a pergunta que fica é:
Qual a minha motivação para estudar?
Pensar nos benefícios que esse emprego irá te trazer é uma forma bastante assertiva de querer começar tudo de novo. Além disso, há diversas táticas que irão fazer com que se tenha mais motivação para estudar. Conheça algumas delas a seguir.
Estude para vários concursos
Tenha em mente que quando você está vendo e aprendendo uma matéria básica você, na verdade, está estudando para vários concursos ao mesmo tempo. Sendo assim, esteja atento as oportunidades e se candidate para aquelas que achar mais interessantes
Matérias em tópicos
O ideal para se estudar grande quantidade de assuntos e dividi-los em tópicos. Feito isso, estipule um prazo para a conclusão de cada um deles. Assim, conforme as pessoas vão avançando a produtividade aumenta e o aprendizado como um todo fica mais fácil.
Assuntos densos
Caso a matéria seja de difícil compreensão, o ideal é dedicar mais tempo a ela, porém, quantidade não significa qualidade, ou seja, não adianta o aluno ficar 12 horas estudando o mesmo assunto porque não vai assimilar nada devido ao estresse.
Recomenda-se separar, pelo menos, duas horas a mais no cronograma diário de estudo para aquele assunto. Desse modo, o individuo terá um tempo para a compreensão do que foi apreendido e não tornará o estudo cansativo.
Tenha descanso
Engana-se quem pensa que é fundamental passar dias e horas, sem descanso, estudando. O correto é agir de forma contrária, ou seja, tenha momentos de lazer e vá acompanhando sua evolução. Tenha sempre em mãos o que foi estudado e o que precisa ser aprendido. Acompanhar o rendimento é essencial para se ter motivação para estudar.
Concorrentes
Não pense na relação de concorrentes durante os seus estudos, pois isso é totalmente irrelevante. Tenha em mente que há um grande número de desistências no caminho, ou seja, dos milhares de inscritos, cerca de 20% não comparecesse a prova. Há também aqueles que não estão preparados para fazer o teste, mas vão, mesmo assim, pois já pagaram a inscrição.
Mais uma prova
Não pense nessa avaliação como algo que irá definir para sempre a sua vida. Ao colocar tamanha pressão na prova, as pessoas se sentem mais ansiosas e nervosas para passar e, assim, pode acontecer o efeito reverso.
Ao invés desse sentimento, pense que a prova só é mais uma das inúmeras que você já fez ao longo de sua trajetória acadêmica. Isso irá aliviar sua consciência.
Como é possível observar, prestar concurso público não é tão assustador quanto parece. As pessoas só precisam estar preparadas para enfrentar esse desafio com calma e determinação. Ter uma boa motivação para estudar é, também, fundamental nesse processo, aliás, é o que levará aos melhores resultados.
3 Comentários