Estratégias inteligentes para você emagrecer já

Manter o corpo em forma e saudável é um dos principais desafios atualmente, isso porque além das diversas mudanças que a nossa alimentação passou nos últimos anos, nossa rotina e estilo de vida contribuiu consideravelmente para o aumento do sobrepeso e da obesidade na população em geral. Emagrecer já virou uma prioridade.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em Abril de 2019, mais da metade da população brasileira já apresenta excesso de peso, atingindo a marca de 53%. Além disso, cerca de 45% da população também não pratica exercício ou pratica uma quantidade insuficiente de atividade física.

Esses dados entram em confronto com as informações registradas por um estudo desenvolvida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que mostrou que cerca de 5% da população apresenta algum tipo de transtorno alimentar.

Dois tipos de doenças que vem registrando números cada vez mais preocupantes e conflitantes. Os dados mostram que existem muitas pessoas acima do peso, evidenciando a necessidade de mudança de hábitos e comportamentos na busca por benefícios para a nossa saúde física e mental.

Em contrapartida, os dados referentes aos distúrbios alimentares mostra a necessidade de que esse processo de emagrecimento e cuidado com o corpo aconteça de forma equilibrada, com acompanhamento de profissionais especializados e, principalmente, de forma saudável e inteligente.

O processo de emagrecimento conta com a combinação de diversos fatores, internos e externos. Tais como: tratamento de ansiedade, reeducação alimentar, prática de exercícios físicos, garantir boas horas de sono e descanso, entre outros.

Contudo, todos esses fatores devem ser feitos sob orientação e com a supervisão de profissionais de saúde, nutrição e educação física, para reduzir os riscos de lesão ou o desenvolvimento de doenças e quadros clínicos que possam comprometer a nossa saúde.

Se você identificou que pertence a um desses grupos, ou aos dois, mostrados nos dados anteriores, é melhor começar a se organizar para emagrecer já, antes que a sua saúde possa ser comprometida, além de comprometer a sua vida social, auto estima e desempenho das suas atividades.

Listamos, a seguir, cinco hábitos e comportamentos importantes de serem adotados por quem deseja emagrecer já, de forma inteligente, saudável e equilibrada.

Dicas para emagrecer já

  1. Reeducação alimentar.

O primeiro e, talvez, mais importante fator que influencia diretamente o nosso peso e a nossa saúde é a nossa alimentação. Não só em relação às quantidades e porções que consumimos ao longo do dia, como também a qualidade das nossas escolhas e o preparo das refeições são fatores importantes.

Escolher por alimentos mais naturais e encontrar o equilíbrio entre aquilo que gostamos e aquilo que precisamos é essencial para garantir a nossa saúde e os resultados estéticos que procuramos.

O acompanhamento e aconselhamento de profissionais de nutrição é muito importante e pode gerar resultados significativos durante esse processo. Isso porque os profissionais de nutrição estão plenamente capacitados e habilitados para não só te orientar de acordo com os seus objetivos mas também entender as principais necessidades do seu organismo, de acordo com a sua rotina de atividades e paladar.

  1. Praticar exercícios físicos.

A combinação de alimentação adequada e prática de exercícios físicos é a principal para manter a forma ou emagrecer já.

A prática de exercícios físicos isoladamente já traz diversos benefícios para o nosso corpo, forma física e desempenho em nossas atividades mais rotineiras.

Porém, sem a alimentação adequada e supervisão de especialista pode também trazer alguns problemas, como lesões ou falta de vitaminas e nutrientes no nosso organismo.

A combinação adequada dos fatores traz como benefício o aumento da massa muscular que contribui para a proteção dos órgãos e ossos, maior disposição para desempenhar as atividades do dia a dia, maior concentração, memória e auxílio na tomada de decisões.

  1. Beber água.

Praticar exercícios, alimentar-se de forma adequada e saudável e garantir a hidratação do nosso organismo são elementos importantes para a nossa saúde e para garantir a melhor forma física para o nosso corpo e o funcionamento do nosso organismo.

Para calcular a quantidade de água ideal a ser consumida, especialistas recomendam considerar 35 mililitros de água para cada quilograma de massa corporal, fazendo a multiplicação entre esses valores.

Dessa forma, por exemplo, uma pessoa que registre o peso de 60kg de massa corporal, deve, então, consumir, pelo menos, 2.100 mililitros de água por dia, ou seja, 2,10 litros.

Esse é um calculo básico e generalista para ter uma ideia da quantidade de água que devemos consumir, porém esse valor pode variar de acordo com as atividades desempenhadas por cada um durante o dia e a temperatura média do ambiente em que estiver exposto. Por isso, é importante procurar pela orientação de um profissional da área.

  1. Dormir bem

Respeitar o descanso que o nosso corpo e organizo precisam para repor as energias é fundamental para o funcionamento do nosso organismo e para o processo de emagrecimento.

Comumente, é recomendado que um adulto tenha, em média, 8 horas de sono por noite, sendo que esse período deve garantir um sono de qualidade e que seja efetivamente reparador.

Contudo, esse período pode variar de acordo com a alimentação, atividades e rotina de cada um. É importante ressaltar, porém, que não respeitar esse período de descanso pode trazer diversos problemas de saúde para as pessoas, como doenças neurológicas, problemas intestinais e vasculares, além da obesidade.

  1. Divirta-se.

Outro fator importante para a nossa saúde e forma física são os nossos momentos de lazer e bem-estar.

O processo de emagrecimento não precisa ser sinônimo de sacrifício ou dietas restritivas, por isso é importante alinhar a sua rotina alimentar com o seu paladar e encontrar a atividade física que lhe desperte prazer e bem-estar ao executá-la.

Além disso, garantir bons momentos com a família e os amigos podem contribuir para que você consiga emagrecer já.

Isso porque a liberação de serotonina, noradrenalina e oxitocina, conhecidos como os hormônios da felicidades, ajuda a nos manter mais motivados e estimulados a alcançar os nossos objetivos.

Gostou das dicas?

Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a gente.

Ficaremos felizes em ajudar.

Tenha Acesso Total e Gratuito ao Meu Treinamento Mestre Youtube.

irineudsf

Irineu Fernandes é Empreendedor Digital há mais de 02 anos. É proprietário do Site BlogdoIrineu.com.br. Acredita que o Empreendedorismo pode transformar a vida das pessoas. Quer ajudar as pessoas a se motivarem e a enxergarem novas oportunidades de vida.

Website: https://blogdoirineu.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *