Remédio para emagrecer: Quando devo usa-los?
Remédio para Emagrecer funciona?
Em um mundo onde 11,8% de toda população mundial é considerada obesa, quem não gostaria de emagrecer sem uso de medicamentos, muitas pessoas pensam que os remédios para emagrecer é a forma mais rápida para alcançar o peso ideal ou perder aqueles quilinhos que tanto incomodam, mais será que são?
Em muitos casos, a disciplina alimentar, força de vontade e exercícios físicos seriam a solução ideal, mais em alguns casos nem sempre essas medidas são suficientes, as vezes, é necessário algo a mais, e esse algo inicia-se indo ao médico e procurando a orientação, até que chegamos a conclusão que será necessário fazer uso dos famosos remédios para emagrecer, mais como saber se este é realmente o meu caso?
Vamos te ajudar a entender um pouquinho melhor, quando realmente torna-se necessário o uso desses remédios.
Obesidade: o Mal do Século
A obesidade foi considerada pela OMS como epidemia mundial, devido aos percentuais alarmantes. Ela causa uma série de riscos para a saúde, para esses casos, os famosos remédios para emagrecer são indicados como uma tentativa, vou listar algumas doenças são causadas pela obesidade:
Hipertrofia ventricular:
Aumento do músculo do coração por trabalho excessivo.
Hipertensão:
Aumento da pressão arterial
Trombose:
Acúmulo de coágulos dentro dos vasos sanguíneos devido a dificuldade de bombeamento do sangue
Apnéia:
Parada respiratória inconsciente durante o sono
Esteatose hepática:
É o acumulo de gordura no fígado
Depressão:
A depressão é muito relacionada a obesidade, devido a queda de auto estima
IMC: para ser considerado obeso, você precisa ter uma IMC ( Índice de massa corporal) maior que 30.
Remédios que ajudam a Emagrecer
Vamos agora entender mais um pouco sobre alguns remédios que são utilizados hoje:
Sibutramina
É um inibidor de apetite que age diretamente no cérebro, no sistema nervoso central para ser mais exato, ele provoca a sensação de saciedade e o faz com aja o controle da fome, come-se menos tendo menos sensação de fome.
Este medicamento pode ter reações desagradáveis, como: boca seca, dor de cabeça, palpitações e insônia para alguns pacientes também pode causar aumentar a pressão sanguínea. Por isso é essencial o acompanhamento médico enquanto houver a administração desse medicamento.
Hoje a Sibutramina é a mais utilizada e receitada no Brasil.
Xenical
Ele atua inibindo a absorção de gordura ingeridas na alimentação, muitas vezes, as fezes podem ser mais gordurosas.
O uso do Xenical deve ser adequado com um novo ritmo de alimentação, pois como toda a gordura ingerida é quase que imediatamente expulsa do nosso corpo, causando situações embraraçosas.
Como nada é perfeito, existem alguns efeitos colaterais, como: dor abdominal, urgência para defecar, fezes gordurosas, elevação do número de evacuações, dor de cabeça, dor nas costas, ansiedade, gripe, edema entre outros.
Fluoxetina
Este remédio é utilizado para tratamento da ansiedade, mais também é indicado no uso para emagrecimento já que a ansiedade é umas das causas do sobrepeso e da obesidade.
O objetivo desses remédios são para inibir o apetite ou para aumentar o gasto de calorias, seu uso deve sempre ser acompanhamento de uma dieta regular criada por um nutricionista e sempre agregado aos exercícios físicos regulares.
Ao começar o uso desses medicamentos sempre busque acompanhamento médico , as gestantes precisam tomar muito cuidado pois esses medicamentos podem fazer mal à saúde do bebê.